A INFLUÊNCIA DO PIBID DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26185 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa educacional realizada pelos bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz (IFRN - SC). A construção da pesquisa teve por objetivo, analisar em um estudo de caso, o impacto que o PIBID de Matemática proporciona às escolas conveniadas e aos graduandos bolsistas a ele vinculados. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Arione de Souza (EEMAS), situada na cidade de Campo Redondo, interior do Rio Grande do Norte. A elaboração desse trabalho obedeceu algumas etapas. Inicialmente foi realizado um estudo informativo acerca do PIBID. Em seguida, foi analisada a estrutura física da EEMAS, instituição de ensino contemplada pelo programa. Além disso, foi elaborado um tópico acerca dos docentes e suas formações acadêmicas na Escola campo de Pesquisa. Em continuidade, abordamos um pouco sobre o surgimento do PIBID na referida instituição. Por fim, após esse levantamento, realizamos uma análise que trata da influência do PIBID no aprendizado dos alunos da EEMAS. Com a pesquisa desenvolvida e analisada podemos concluir que tal Programa influenciou de maneira positiva no ensino e aprendizado dos alunos da Escola pesquisada, de modo que foi constatado que a média do rendimento escolar dos estudantes foi se elevando de maneira progressiva. Diante disso, podemos afirmar que o PIBID possui grande influência no aprendizado dos alunos, sendo sua implantação relevante nas mais diversas escolas públicas do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PIBID, EEMAS, ESTUDO DE CASO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID469_10112016211157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOBSON DE FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "JOBSON " "autor_email" => "jobsondefariaslima@yahoo." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26185 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa educacional realizada pelos bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz (IFRN - SC). A construção da pesquisa teve por objetivo, analisar em um estudo de caso, o impacto que o PIBID de Matemática proporciona às escolas conveniadas e aos graduandos bolsistas a ele vinculados. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Arione de Souza (EEMAS), situada na cidade de Campo Redondo, interior do Rio Grande do Norte. A elaboração desse trabalho obedeceu algumas etapas. Inicialmente foi realizado um estudo informativo acerca do PIBID. Em seguida, foi analisada a estrutura física da EEMAS, instituição de ensino contemplada pelo programa. Além disso, foi elaborado um tópico acerca dos docentes e suas formações acadêmicas na Escola campo de Pesquisa. Em continuidade, abordamos um pouco sobre o surgimento do PIBID na referida instituição. Por fim, após esse levantamento, realizamos uma análise que trata da influência do PIBID no aprendizado dos alunos da EEMAS. Com a pesquisa desenvolvida e analisada podemos concluir que tal Programa influenciou de maneira positiva no ensino e aprendizado dos alunos da Escola pesquisada, de modo que foi constatado que a média do rendimento escolar dos estudantes foi se elevando de maneira progressiva. Diante disso, podemos afirmar que o PIBID possui grande influência no aprendizado dos alunos, sendo sua implantação relevante nas mais diversas escolas públicas do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PIBID, EEMAS, ESTUDO DE CASO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID469_10112016211157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOBSON DE FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "JOBSON " "autor_email" => "jobsondefariaslima@yahoo." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }