Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vista como uma agente de formação intelectual, moral e social do ser humano. Diante de tal influência que a literatura exerce na formação dos indivíduos, o presente trabalho procura tecer uma discussão sobre a importância da literatura infantil, com ênfase na mediação de histórias, para a aquisição da leitura e escrita pela criança. Assim, objetiva analisar a importância do subprojeto “Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação” do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID), para a construção da escrita e da leitura pelos discentes que são atendidos pelo programa. Para tal desiderato, serão coletadas escritas espontâneas dessas crianças que serão analisadas a luz de teorias que discutem sobre o tema, para em seguida refletirmos acerca das contribuições do referido subprojeto, que tem como intuito desenvolver o gosto pela leitura infantil desde os primeiros anos do ensino fundamental, para a construção do Sistema de Escrita Alfabética pela criança. A partir desse estudo conclui-se que houve uma evolução significativa na construção da escrita das crianças sujeitas da pesquisa, de tal modo que, se faz relevante destacar a leitura e mediação de histórias realizadas através do subprojeto como fatores que desempenham importante papel nos processos de construção da escrita pela criança e na formação de futuros leitores.