Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO MEDIADORES DE LEITURA E TEXTO EM PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DO PIBID PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA PELA CRIANÇA

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
0 of 0
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26224 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO MEDIADORES DE LEITURA E TEXTO EM PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DO PIBID PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vista como uma agente de formação intelectual, moral e social do ser humano. Diante de tal influência que a literatura exerce na formação dos indivíduos, o presente trabalho procura tecer uma discussão sobre a importância da literatura infantil, com ênfase na mediação de histórias, para a aquisição da leitura e escrita pela criança. Assim, objetiva analisar a importância do subprojeto “Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação” do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID), para a construção da escrita e da leitura pelos discentes que são atendidos pelo programa. Para tal desiderato, serão coletadas escritas espontâneas dessas crianças que serão analisadas a luz de teorias que discutem sobre o tema, para em seguida refletirmos acerca das contribuições do referido subprojeto, que tem como intuito desenvolver o gosto pela leitura infantil desde os primeiros anos do ensino fundamental, para a construção do Sistema de Escrita Alfabética pela criança. A partir desse estudo conclui-se que houve uma evolução significativa na construção da escrita das crianças sujeitas da pesquisa, de tal modo que, se faz relevante destacar a leitura e mediação de histórias realizadas através do subprojeto como fatores que desempenham importante papel nos processos de construção da escrita pela criança e na formação de futuros leitores.Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vist" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID105_18112016131334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA THAIS PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "THAIS PEREIRA" "autor_email" => "tatahpedagogia@outlook.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26224 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO MEDIADORES DE LEITURA E TEXTO EM PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DO PIBID PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA PELA CRIANÇA" "resumo" => "Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vista como uma agente de formação intelectual, moral e social do ser humano. Diante de tal influência que a literatura exerce na formação dos indivíduos, o presente trabalho procura tecer uma discussão sobre a importância da literatura infantil, com ênfase na mediação de histórias, para a aquisição da leitura e escrita pela criança. Assim, objetiva analisar a importância do subprojeto “Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação” do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID), para a construção da escrita e da leitura pelos discentes que são atendidos pelo programa. Para tal desiderato, serão coletadas escritas espontâneas dessas crianças que serão analisadas a luz de teorias que discutem sobre o tema, para em seguida refletirmos acerca das contribuições do referido subprojeto, que tem como intuito desenvolver o gosto pela leitura infantil desde os primeiros anos do ensino fundamental, para a construção do Sistema de Escrita Alfabética pela criança. A partir desse estudo conclui-se que houve uma evolução significativa na construção da escrita das crianças sujeitas da pesquisa, de tal modo que, se faz relevante destacar a leitura e mediação de histórias realizadas através do subprojeto como fatores que desempenham importante papel nos processos de construção da escrita pela criança e na formação de futuros leitores.Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vist" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID105_18112016131334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA THAIS PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "THAIS PEREIRA" "autor_email" => "tatahpedagogia@outlook.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Muitos estudos apontam que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, já que a literatura pode ser vista como uma agente de formação intelectual, moral e social do ser humano. Diante de tal influência que a literatura exerce na formação dos indivíduos, o presente trabalho procura tecer uma discussão sobre a importância da literatura infantil, com ênfase na mediação de histórias, para a aquisição da leitura e escrita pela criança. Assim, objetiva analisar a importância do subprojeto “Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação” do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID), para a construção da escrita e da leitura pelos discentes que são atendidos pelo programa. Para tal desiderato, serão coletadas escritas espontâneas dessas crianças que serão analisadas a luz de teorias que discutem sobre o tema, para em seguida refletirmos acerca das contribuições do referido subprojeto, que tem como intuito desenvolver o gosto pela leitura infantil desde os primeiros anos do ensino fundamental, para a construção do Sistema de Escrita Alfabética pela criança. A partir desse estudo conclui-se que houve uma evolução significativa na construção da escrita das crianças sujeitas da pesquisa, de tal modo que, se faz relevante destacar a leitura e mediação de histórias realizadas através do subprojeto como fatores que desempenham importante papel nos processos de construção da escrita pela criança e na formação de futuros leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.