O presente artigo indica as experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado II e as suas contribuições através do estímulo da prática de leitura e, produção escrita em uma turma de 4º ano de uma escola pública do município de Patu-RN. O estágio teve como objetivo proporcionar um contato direto dos alunos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, com a prática em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. No qual foi trabalhado a leitura e a produção escrita através de diferentes estratégias e atividades dinâmicas, com o intuito de despertar o gosto de ler nos alunos de forma interdisciplinar, nesse sentido, constatamos que a leitura possui diversos papeis importantes em sala de aula, e um deles é a capacidade de integrar conteúdos de várias áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, para que aconteça um real envolvimento entre as disciplinas relacionadas. Para a temática, tivemos como base os autores: Foucambert (1994), Japiassu (1976), Luck (1995), Souza (1992), Barreira e Gebran (2009), Pimenta e Lima (2004), Castanheira (2009). A experiência nos mostrou que é perceptível a necessidade de despertar o hábito pela leitura e a produção escrita e, é de fundamental importância o engajamento da comunidade escolar para chegar a resultados significativos. No qual cada um tem suas contribuições para esse processo de fundamental importância na vida do leitor em formação. As vivências no campo de estágio, propiciaram experiências significativas e positivas para nós graduandos.