Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

DIMENSÃO SUBJETIVA NA GESTÃO ESCOLAR

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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho consiste em uma investigação acerca da subjetividade presente nas práticas dos gestores escolares. Nesta perspectiva, nosso objetivo reside em analisar como e de que forma aparece a dimensão subjetiva nas teses e dissertações defendidas no campo da gestão escolar no país, considerando a última década. Além disso, buscamos investigar o que pensam os gestores escolares, como se sentem e se veem em sua prática profissional. A metodologia foi baseada numa abordagem qualitativa com o aporte de uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, do período de 2005 a 2014. Para tanto, ao realizar o levantamento bibliográfico verificou-se que são poucas publicações na área. Assim, surgiu a necessidade de inclusão de uma pesquisa empírica, na qual foram realizadas entrevistas semi estruturadas com gestores escolares de três escolas públicas estaduais da cidade de Apodi – RN. A pesquisa bibliográfica nos revela que a subjetividade ainda é um tema recente se vinculado à gestão escolar, e, portanto, encontramos poucos trabalhos que pudessem colaborar com a pesquisa. A pesquisa empírica foi reveladora e mostrou que a subjetividade está presente em todas as práticas do gestor escolar, isto é, não há ações desprovidas de sentimentos e emoções por mais burocráticas que elas sejam. Além disso, constatou-se que quanto mais satisfeito estiver no exercício de sua função gestora, mais disposto estará para potencializar e aprimorar suas práticas em função dos objetivos da escola.

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