FREITAS, Thayse Mychelle De Aquino et al.. Dimensão subjetiva na gestão escolar. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/26230>. Acesso em: 08/11/2024 06:35
Este trabalho consiste em uma investigação acerca da subjetividade presente nas práticas dos gestores escolares. Nesta perspectiva, nosso objetivo reside em analisar como e de que forma aparece a dimensão subjetiva nas teses e dissertações defendidas no campo da gestão escolar no país, considerando a última década. Além disso, buscamos investigar o que pensam os gestores escolares, como se sentem e se veem em sua prática profissional. A metodologia foi baseada numa abordagem qualitativa com o aporte de uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, do período de 2005 a 2014. Para tanto, ao realizar o levantamento bibliográfico verificou-se que são poucas publicações na área. Assim, surgiu a necessidade de inclusão de uma pesquisa empírica, na qual foram realizadas entrevistas semi estruturadas com gestores escolares de três escolas públicas estaduais da cidade de Apodi – RN. A pesquisa bibliográfica nos revela que a subjetividade ainda é um tema recente se vinculado à gestão escolar, e, portanto, encontramos poucos trabalhos que pudessem colaborar com a pesquisa. A pesquisa empírica foi reveladora e mostrou que a subjetividade está presente em todas as práticas do gestor escolar, isto é, não há ações desprovidas de sentimentos e emoções por mais burocráticas que elas sejam. Além disso, constatou-se que quanto mais satisfeito estiver no exercício de sua função gestora, mais disposto estará para potencializar e aprimorar suas práticas em função dos objetivos da escola.