Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e interativo. Culturas e linguagens se cruzam em meio aos avanços de comunicação e intercâmbio social. A interação social é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que ampliamos nossas buscas por conhecimento e aprendizagem de línguas adicionais, nos tornamos também alvos de estudo e referência linguística e cultural. Isso nos coloca no mesmo nível de capacidade contributiva aos anseios de pessoas de outras nacionalidades que desejam ensinar a sua língua e aprender a nossa. No que diz respeito ao ensino de línguas, é preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Diante da atual realidade encontrada, na grande maioria escolas brasileiras, precisamos considerar os mecanismos que surgem como alternativas mediadoras no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o artigo faz uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), além de discutir sobre o desenvolvimento de competências comunicativas no processo ensino-aprendizagem de línguas adicionais no contexto de Teletandem. Observa ainda, a partir das discussões encontradas sobre o tema, como uma atividade virtual e colaborativa como o Teletandem pode contribuir para esse processo.