O presente trabalho apresenta discussões acerca da leitura como base fundamental para a construção do conhecimento, e indispensável em nossa vida, tornando-se importante em todos os contextos e formas, possibilitando o leitor a compreender o mundo em que ele habita. Diante disso, surgiu o interesse de percebemos, como se dá a construção de leitores, com o objetivo de compreender de que forma o Projeto “O contágio pela leitura” possibilita o processo de formação do leitor. Este trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo, onde irá nos permitir uma gama de informações mais amplas, com a realização de uma pesquisa de Campo, realizada na Escola Municipal Manoel Raimundo, uma vez que o Projeto “o contágio pela leitura”, atua diretamente na instituição. Desse modo, analisaremos as vozes dos sujeitos envolvidos com o intuito de saber as contribuições do Projeto “O contágio pela leitura” na formação de leitores na escola. Percebemos o quanto o Projeto “ O contágio pela leitura” contribuiu e continua contribuindo para o processo de formação leitora, tendo em vista que mudou significativamente as práticas de leituras que eram quase inexistentes na rotina dos indivíduos no universo escolar, assim como a prática dos professores na sala de aula, causando uma unidade de efeito mencionável, que resulta muito para a constituição de indivíduos leitores, reflexivos, atuantes no meio em que vivem, além de construir-se como disseminadores e mediadores de leitura para a construção de novos sujeitos leitores.