TORRES, Thais Priscila De Souza. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22472>. Acesso em: 21/11/2024 06:00
Este trabalho relata a utilização de uma estratégia didática para o ensino de zoologia baseada no jogo de xadrez. O jogo intitula-se “XadreZOO” e consiste em um jogo de tabuleiro onde os/as alunos/as participam como peças de um jogo de xadrez. Nosso objetivo foi o despertar do interesse pela Zoologia nos/as alunos/as. Para avaliar as potencialidades do jogo, os/as alunos/as se submeteram a um pré-teste e a um pós-teste, além de uma análise qualitativa realizada durante a aplicação. Ambos os testes foram de múltipla escolha e o aproveitamento médio da turma foi de 85% no pós-teste em relação a 30% no pré-teste. Durante a atividade estimulamos a construção de respostas mais elaboradas como forma de complementar as informações obtidas nos testes e estimular a aprendizagem. A escolha de um jogo de tabuleiro como recurso didático mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente e com grande potencial para o ensino de zoologia.