A Geografia enquanto ciência humana é responsável na Educação Básica pela formação cidadã dos educandos, de condicionar uma leitura e uma analise crítica do espaço geográfico como resultado da relação sociedade natureza. Sobre esses pressupostos, este texto objetiva refletir sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, discutindo os desafios da prática docente no âmbito da Geografia Escolar no que se refere ao poder formativo da mídia frente às construções culturais do sistema capitalista. Sua construção parte de uma pesquisa bibliográfica em autores como Santos (2012), Cavalcanti (2014), Azambuja (2011), Ianni (2000), Pinheiro e Nascimento (2014) dentre outros. Ao final de sua construção apreendemos algumas reflexões sobre temas contemporâneos discutidos pelo professor Milton Santos em sua obra “Por uma outra globalização”, apontamentos e inquietações referentes às dificuldades da prática docente na Geografia Escolar, uma vez que a geografia encontra no currículo das escolas em um agrupamento de diversas disciplinas com práticas simultâneas ao que consideramos como tradicionais, e o fazer pedagógico do professor de Geografia quando foge das práticas usuais em muitos casos não é considerado pelo aluno como aula, como também alguns direcionamentos com bases nas nossas bibliografias para uma prática geográfica educativa.