Resumo: O presente artigo apresenta-se como um convite à reflexão acerca da importância do letramento em língua inglesa, considerando a atual necessidade da aprendizagem dessa língua estrangeira, tendo em vista sua universalidade e demanda nos âmbitos acadêmico, científico, industrial e comercial. Outrossim, aponta para a sua fundamental relação com o ensino aprendizagem de língua inglesa por compreender que a aquisição dessa língua nos espaços escolares tem revelado fragilidades onde tal processo tem se apresentado deficitário. Desse modo, o estudo objetiva refletir sobre a relevância da efetiva apropriação do saber linguístico pelos professores da área. A fim de atender ao que se propõe, realizou-se um estudo de natureza bibliográfica, a partir de trabalhos publicados nas principais bases de dados, literatura que aborda o tema. Nesta direção, constatou-se a necessidade da apropriação da ideia de letramento como instrumento que favoreça a interação com fins sociais, o que pressupõe a urgente necessidade de proporcionar meios de potencialização da competência linguística dos docentes da língua inglesa por meio de formação continuada, a fim de otimizar sua prática pedagógica, por considerar os atuais desafios propostos a esses profissionais em relação ao ensino da língua em foco. Espera-se que este estudo contribua de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada, bem como na continuidade de discussões e pesquisas desenvolvidas na área.