Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção realizado em uma ação supervisionada no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tal experiência teve como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas do Facebook utilizando os dispositivos digitais móveis no ensino médio. Intentou-se também verificar se a utilização dessas ferramentas pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa de intervenção, na medida em que foi fundamentada em uma tendência das análises colaborativas que buscam investigar a existência de coletividades nas suas diversidades qualitativas do Estágio Supervisionado em Computação. Assim, foram organizadas oficinas sobre ferramentas de pesquisa explorando o site Google e o Facebook, com uso de instrumentos de coleta de dados como observação participante, registro das atividades realizadas e aplicação de questionários com uma turma de 15 alunos do 3ª ano de uma escola pública de ensino médio na cidade de Patos. Os dados indicam que o uso da rede social facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na escola-campo, e a partir disto, pode-se constatar que experiências como esta são positivas na perspectiva de que o uso das ferramentas digitais são possibilidades de interação e construção de sujeito cognitivo.