Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS CARTOGRÁFICOS E TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20582
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1014
    "inscrito_id" => 3471
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS CARTOGRÁFICOS E TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivos apresentar resultados alcançados a partir da utilização de estratégias metodológicas relacionadas aos conteúdos cartográficos e físico-naturais no ensino de Geografia, durante as intervenções realizadas através do PIBID, subprojeto de Geografia da UEPB, na turma do 1°ano A, da Escola Estadual São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande-PB. A necessidade de utilização de estratégias para o ensino de Geografia surge a partir das considerações acerca dos aspectos enciclopedistas e memorizatórios que permeiam alguns conteúdos, sobretudo os de predominância físico-naturais presentes no currículo da disciplina de Geografia. Atuando no sentido de desenvolver atividades baseadas na desmistificação dos aspectos meramente tradicionalistas presentes no neste ensino, as intervenções foram realizadas sempre estimulando a significação da aprendizagem geográfica, assim como promovendo a articulação entre os conteúdos e a realidade vivenciada pelos alunos no espaço geográfico. Desse modo, as atividades proporcionaram além da participação coletiva, o diálogo entre bolsista, alunos e professor supervisor do PIBID. Com esses avanços na relação entre os agentes que fazem o ensino e aprendizagem, e sua articulação aos demais aspectos pedagógicos relacionais ao ensino de Geografia, intenciona-se que as experiências compartilhadas no âmbito deste trabalho sejam válidas no tocante às contribuições para o ensino de Geografia, à análise do espaço geográfico, por meio dos elementos cartográficos e dos demais conteúdos presentes no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3471_12082016210158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA TAVARES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA LOPES"
    "autor_email" => "giovanatavareslp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20582
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1014
    "inscrito_id" => 3471
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS CARTOGRÁFICOS E TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivos apresentar resultados alcançados a partir da utilização de estratégias metodológicas relacionadas aos conteúdos cartográficos e físico-naturais no ensino de Geografia, durante as intervenções realizadas através do PIBID, subprojeto de Geografia da UEPB, na turma do 1°ano A, da Escola Estadual São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande-PB. A necessidade de utilização de estratégias para o ensino de Geografia surge a partir das considerações acerca dos aspectos enciclopedistas e memorizatórios que permeiam alguns conteúdos, sobretudo os de predominância físico-naturais presentes no currículo da disciplina de Geografia. Atuando no sentido de desenvolver atividades baseadas na desmistificação dos aspectos meramente tradicionalistas presentes no neste ensino, as intervenções foram realizadas sempre estimulando a significação da aprendizagem geográfica, assim como promovendo a articulação entre os conteúdos e a realidade vivenciada pelos alunos no espaço geográfico. Desse modo, as atividades proporcionaram além da participação coletiva, o diálogo entre bolsista, alunos e professor supervisor do PIBID. Com esses avanços na relação entre os agentes que fazem o ensino e aprendizagem, e sua articulação aos demais aspectos pedagógicos relacionais ao ensino de Geografia, intenciona-se que as experiências compartilhadas no âmbito deste trabalho sejam válidas no tocante às contribuições para o ensino de Geografia, à análise do espaço geográfico, por meio dos elementos cartográficos e dos demais conteúdos presentes no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3471_12082016210158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA TAVARES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA LOPES"
    "autor_email" => "giovanatavareslp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos apresentar resultados alcançados a partir da utilização de estratégias metodológicas relacionadas aos conteúdos cartográficos e físico-naturais no ensino de Geografia, durante as intervenções realizadas através do PIBID, subprojeto de Geografia da UEPB, na turma do 1°ano A, da Escola Estadual São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande-PB. A necessidade de utilização de estratégias para o ensino de Geografia surge a partir das considerações acerca dos aspectos enciclopedistas e memorizatórios que permeiam alguns conteúdos, sobretudo os de predominância físico-naturais presentes no currículo da disciplina de Geografia. Atuando no sentido de desenvolver atividades baseadas na desmistificação dos aspectos meramente tradicionalistas presentes no neste ensino, as intervenções foram realizadas sempre estimulando a significação da aprendizagem geográfica, assim como promovendo a articulação entre os conteúdos e a realidade vivenciada pelos alunos no espaço geográfico. Desse modo, as atividades proporcionaram além da participação coletiva, o diálogo entre bolsista, alunos e professor supervisor do PIBID. Com esses avanços na relação entre os agentes que fazem o ensino e aprendizagem, e sua articulação aos demais aspectos pedagógicos relacionais ao ensino de Geografia, intenciona-se que as experiências compartilhadas no âmbito deste trabalho sejam válidas no tocante às contribuições para o ensino de Geografia, à análise do espaço geográfico, por meio dos elementos cartográficos e dos demais conteúdos presentes no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.