Para que o professor adquira bons resultados e obtenha um retorno significativo em relação à aprendizagem dos alunos, são necessários alguns esforços, além dos “convencionais”. Metodologias tradicionais, como aulas baseadas em apenas copiar/ler/decorar, está longe de ser uma estratégia de ensino satisfatória. Uma excelente alternativa para que o aprendizado seja significativo é a utilização de atividades experimentais com materiais acessíveis e comumente presentes no cotidiano dos alunos, haja vista que, desta forma, os alunos perceberão o quanto atividades como essas podem ser fáceis de realizar; além disto, essas atividades lhes permitem uma visão mais aprofundada daquilo que é exposto em sala de aula mostrando, na prática como determinadas substâncias se comportam. Ante o exposto, o objetivo deste trabalho foi utilizar o extrato do repolho roxo como indicador natural no estudo de substâncias ácidas e básicas presentes no nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada com 23 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Areia – PB, sendo seu caráter exploratório e investigativo e sua natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados antes e depois da intervenção. Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que a utilização de aulas experimentais como esta, é de extrema importância para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos de Química, pois contribuem para que estes despertem o seu senso crítico e aprendam a questionar como os fenômenos ocorrem e de que forma isto acontece; além disto, ficou evidente a satisfação dos alunos com a atividade experimental.