A SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO E A PL ESCOLA SEM PARTIDO: O SEPULTAMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20098 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1805 "inscrito_id" => 8854 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO E A PL ESCOLA SEM PARTIDO: O SEPULTAMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO." "resumo" => "Nos últimos dias uma discussão tomou conta das redes sociais e das rodas de conversas de professores: “A PL Escola Sem Partido” - Projeto de Lei de número 193/2016 de autoria do Senador Magno Malta, que versa, entre outras coisas, inibir o professor de exercer sua prática docente de forma que desperte o senso crítico dos alunos, baseada em preceitos fundamentalistas, de que é preciso haver neutralidade por parte do docente ao repassar os conteúdos para seus alunos. A PL vem disfarçada de falácias no que se refere à conduta do professor em sala de aula, afirmando, sem pestanejar, que o docente realiza práticas esquerdistas em suas aulas, na tentativa de doutrinar seus alunos para visões particulares do professor. Diante dessa proposta que segue no congresso, pretendemos fazer uma breve discussão a partir da perspectiva da realidade do professor de Sociologia da Rede Básica de Ensino, na tentativa de chamar atenção para as contradições do projeto e para os interesses políticos particulares de quem é favorável a sua aprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA SEM PARTIDO, PENSAMENTO CRÍTICO, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8854_15082016150541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "valeriacsufcg@outlook.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20098 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1805 "inscrito_id" => 8854 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO E A PL ESCOLA SEM PARTIDO: O SEPULTAMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO." "resumo" => "Nos últimos dias uma discussão tomou conta das redes sociais e das rodas de conversas de professores: “A PL Escola Sem Partido” - Projeto de Lei de número 193/2016 de autoria do Senador Magno Malta, que versa, entre outras coisas, inibir o professor de exercer sua prática docente de forma que desperte o senso crítico dos alunos, baseada em preceitos fundamentalistas, de que é preciso haver neutralidade por parte do docente ao repassar os conteúdos para seus alunos. A PL vem disfarçada de falácias no que se refere à conduta do professor em sala de aula, afirmando, sem pestanejar, que o docente realiza práticas esquerdistas em suas aulas, na tentativa de doutrinar seus alunos para visões particulares do professor. Diante dessa proposta que segue no congresso, pretendemos fazer uma breve discussão a partir da perspectiva da realidade do professor de Sociologia da Rede Básica de Ensino, na tentativa de chamar atenção para as contradições do projeto e para os interesses políticos particulares de quem é favorável a sua aprovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA SEM PARTIDO, PENSAMENTO CRÍTICO, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8854_15082016150541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA ARAÚJO" "autor_email" => "valeriacsufcg@outlook.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }