Este trabalho é fruto de um estudo bibliográfico a respeito da importância da leitura para a formação do aluno crítico e autônomo. O objetivo principal desse artigo é ressaltar a importância da leitura para a construção e formação do alunado. Os questionamentos que motivaram nossa pesquisa foram: Considerando que a leitura é um dos principais meios de conhecimento, que contribuições a prática da leitura proporciona aos discentes em formação e, como essa prática pode contribuir para o processo de construção de um aluno reflexivo, crítico e autônomo, capaz de compreender a realidade e modificá-la com suas ações? A fundamentação teórica desse trabalho foi realizada através de um levantamento bibliográfico baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) e em obras dos seguintes autores: SILVA, ALMEIDA (2014), SÁ, MESQUITA (2012), MONTEIRO, BAPTISTA (2009), FREIRE (1993), entre outros que destacam a importância da leitura para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Enfim, o presente trabalho visa ressaltar o poder que tem a leitura para a construção e formação de um leitor crítico e reflexivo. Um sujeito ativo mediante o mundo que o cerca.