Resumo: A EJA é constituída de sujeitos sociais, que ao longo de suas vidas acumulam uma história de insucesso escolar e de negação ao direito à educação. A ação docente em turmas de escolarização de séries iniciais de ensino fundamental (EJA) é relevante olhar para o aluno nessa modalidade de ensino como um sujeito social aprendente. Nesse sentido, a prática epistemológica docente, tende a sinalizar para a valorização dos saberes dos alunos e consequentemente concebê-lo como capaz de aprender os conteúdos escolares, de modo a contribuir na sua formação intelectual. Para tanto, faz-se necessário revisitar um aporte teórico a pensar seus efeitos no desenvolvimento da cognição humana. Tais estudos, parte no que diz respeito à discussão pelos caminhos da educação a partir da diversidade a pensar um fazer educativo como fruto da formação docente que se configura significativamente em práticas escolares na perspectiva da inclusão social. Aqui focados na formação de leitores em EJA derivada de práticas de leitura, na crença de produção de conhecimento, resultantes de experiências vivenciais de alunos/as, sujeitos plurais.