RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22159 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 8933 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS" "resumo" => "A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, DESEMPENHO DOS ALUNOS, PLATAFORMA MOODLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8933_15082016120210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIM SANTOS MANGABEIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "IASMIM SILVA" "autor_email" => "iasmim_mangabeira@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22159 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1653 "inscrito_id" => 8933 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS" "resumo" => "A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, DESEMPENHO DOS ALUNOS, PLATAFORMA MOODLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8933_15082016120210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIM SANTOS MANGABEIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "IASMIM SILVA" "autor_email" => "iasmim_mangabeira@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }