O presente artigo objetiva apresentar as contribuições que os contos de fadas trazem ao processo de ensino aprendizagem nas crianças. Durante o estudo é necessário uma revisão de literatura para: Mostrar a origem e consolidação dos contos ao longo dos anos; Fazer uma relação dos contos de fadas com o processo de ensino aprendizagem das crianças a luz dos estudos pesquisadores: Brígido (2008), Coelho (2003, 2004), Bettelheim (1978,1980), Abramovich, (1991, 1997, 1999), dentre outros, para dar suporte e posteriormente relacionar com o estudo prático. A outra parte da pesquisa foi em campo, numa escola pública de Aracati/Ceará, com alunos do Infantil V. Nesta foi relatado uma vivência pedagógica em que participei ativamente como professora regente, expondo passo a passo da ação didática para melhor favorecer os escritos e os resultados da analise. Por fim, a análise teoria e prática se confirmaram durante a pesquisa e atingiram o objetivo proposto; Como também apresentou contribuições aos docentes e demais interessados para as ações didáticas dinâmicas que levam a aquisição de saberes e desenvolvimento de habilidades nos alunos.