PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22055 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2776 "inscrito_id" => 6784 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes. Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6784_17082016173918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNNE MARIA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISLAYNNE" "autor_email" => "gislaynneribeiro@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22055 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2776 "inscrito_id" => 6784 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E SABERES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes. Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6784_17082016173918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAYNNE MARIA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISLAYNNE" "autor_email" => "gislaynneribeiro@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }