Trata-se de uma pesquisa realizada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, conveniada ao Programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), localizada na cidade de Santa Cruz, RN. Com base nesta pesquisa, faremos um breve relato de experiência sobre a participação e o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola mencionada. Sendo estes licenciandos em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz. O PIBID é um programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para abordar este tema, utilizamos como principal referencial teórico a portaria N° 46, de 11 de abril de 2016, sendo este o regulamento do programa. O objetivo da pesquisa foi discorrer sobre a importância, a veracidade e o impacto que este programa causa em escolas conveniadas e nos bolsistas participantes. Ao passar do tempo, percebemos através das experiências acadêmicas e dos resultados dos medidores da educação matemática brasileira que esta é uma disciplina que enfrenta muitos prejulgamentos. Daí a importância em buscar desmistificar mitos e receios que a sondam. Por esses motivos e outros mais existentes, que realizamos este trabalho, para mostrar a importância que há em investir e acreditar na educação Matemática brasileira e na fundamental necessidade que existe em investir na formação de professores de Matemática.