LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21337 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 9357 "titulo" => "LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento da sociedade e a necessidade de formar bons leitores, é relevante refletir sobre questões que interferem e afetam na qualidade do processo de aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I. Este artigo expõe as dificuldades de Aprendizagem da Leitura nessa modalidade de ensino, apresenta uma abordagem sobre o histórico da leitura como processo comunicativo desenvolvido na antiguidade, os conceitos de leitura e os desafios entre teoria e prática, imprescindíveis na aquisição da leitura. Identifica as dificuldades mais acentuadas no decurso do processo, como ponto de partida para mudanças significativas, explica as práticas que podem ser realizadas e sua eficácia nesse seguimento. Mostra a importância da avaliação na conquista de estágios expressivos da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental e apresenta sugestões didáticas a serem desenvolvidas no trabalho pedagógico, com enfoque em atividades desafiadoras e situadas no desenvolvimento natural dos educandos, visando desenvolver competências e habilidades de forma qualitativa. Apresenta como base para as conclusões obtidas, a pesquisa, observação e análise de aspectos relacionados ao processo de leitura. São notáveis as dificuldades relacionadas ao ato de ler, portanto é fundamental implantar práticas de leitura eficazes e projetar maneiras de desenvolver e resgatar a capacidade leitora do aprendiz possibilitando a formação de cidadãos conscientes e com habilidades de letramentos múltiplos, capacitados para exercer a cidadania em um mundo globalizado, e apto para atender as exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, , MULTILETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9357_09082016093307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARTCLEIDE HENRIQUE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DARTCLEIDE" "autor_email" => "dartcleide@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21337 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 9357 "titulo" => "LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento da sociedade e a necessidade de formar bons leitores, é relevante refletir sobre questões que interferem e afetam na qualidade do processo de aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I. Este artigo expõe as dificuldades de Aprendizagem da Leitura nessa modalidade de ensino, apresenta uma abordagem sobre o histórico da leitura como processo comunicativo desenvolvido na antiguidade, os conceitos de leitura e os desafios entre teoria e prática, imprescindíveis na aquisição da leitura. Identifica as dificuldades mais acentuadas no decurso do processo, como ponto de partida para mudanças significativas, explica as práticas que podem ser realizadas e sua eficácia nesse seguimento. Mostra a importância da avaliação na conquista de estágios expressivos da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental e apresenta sugestões didáticas a serem desenvolvidas no trabalho pedagógico, com enfoque em atividades desafiadoras e situadas no desenvolvimento natural dos educandos, visando desenvolver competências e habilidades de forma qualitativa. Apresenta como base para as conclusões obtidas, a pesquisa, observação e análise de aspectos relacionados ao processo de leitura. São notáveis as dificuldades relacionadas ao ato de ler, portanto é fundamental implantar práticas de leitura eficazes e projetar maneiras de desenvolver e resgatar a capacidade leitora do aprendiz possibilitando a formação de cidadãos conscientes e com habilidades de letramentos múltiplos, capacitados para exercer a cidadania em um mundo globalizado, e apto para atender as exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, , MULTILETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9357_09082016093307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARTCLEIDE HENRIQUE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DARTCLEIDE" "autor_email" => "dartcleide@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }