Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento da sociedade e a necessidade de formar bons leitores, é relevante refletir sobre questões que interferem e afetam na qualidade do processo de aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I. Este artigo expõe as dificuldades de Aprendizagem da Leitura nessa modalidade de ensino, apresenta uma abordagem sobre o histórico da leitura como processo comunicativo desenvolvido na antiguidade, os conceitos de leitura e os desafios entre teoria e prática, imprescindíveis na aquisição da leitura. Identifica as dificuldades mais acentuadas no decurso do processo, como ponto de partida para mudanças significativas, explica as práticas que podem ser realizadas e sua eficácia nesse seguimento. Mostra a importância da avaliação na conquista de estágios expressivos da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental e apresenta sugestões didáticas a serem desenvolvidas no trabalho pedagógico, com enfoque em atividades desafiadoras e situadas no desenvolvimento natural dos educandos, visando desenvolver competências e habilidades de forma qualitativa. Apresenta como base para as conclusões obtidas, a pesquisa, observação e análise de aspectos relacionados ao processo de leitura. São notáveis as dificuldades relacionadas ao ato de ler, portanto é fundamental implantar práticas de leitura eficazes e projetar maneiras de desenvolver e resgatar a capacidade leitora do aprendiz possibilitando a formação de cidadãos conscientes e com habilidades de letramentos múltiplos, capacitados para exercer a cidadania em um mundo globalizado, e apto para atender as exigências do mundo contemporâneo.