SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22255 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1595 "inscrito_id" => 7989 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?" "resumo" => "Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTS, SD, GASES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7989_15082016104513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÊYDJA FRANCIELLE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÊYDJA " "autor_email" => "meydja.francielle@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22255 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1595 "inscrito_id" => 7989 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS EFEITOS DOS GASES NA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: QUAIS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA DISCUTIR RELAÇÕES CTS?" "resumo" => "Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTS, SD, GASES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7989_15082016104513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÊYDJA FRANCIELLE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÊYDJA " "autor_email" => "meydja.francielle@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }