Uma das formas de promover o posicionamento crítico dos alunos e também uma educação científica para cidadania é a o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para organização e realização dessa abordagem, faz-se necessário o uso de uma Sequência Didática (SD) observadas a partir de duas dimensões: epistêmica e pedagógica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar uma sequência didática em suas dimensões epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. Nessa direção, elaboramos uma SD, cujos conteúdos foram selecionados e abordados através da temática: “Efeito dos gases na poluição atmosférica”, onde, utilizamos algumas estratégias didáticas como o uso de vídeos, leitura de textos e experimentação para auxiliar nas intervenções, que foram divididos em quatro momentos. Num primeiro momento, foi introduzida a temática social e realizada a diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos sobre gases, pressão, volume e poluição atmosférica. Num segundo momento, realizou-se uma aula expositiva/dialogada com realização de exercícios. No terceiro momento, realizou-se um experimento investigativo e a sistematização das propriedades dos gases. No quarto e último momento, retomamos a problemática social, identificando aspectos tecnológicos e analisando como nossas atitudes refletem no mundo em vivemos, apontando estratégias para minimizar os efeitos causados pelo homem ao meio ambiente. Partindo do estudo desse trabalho, entendemos a necessidade de planejar novos formatos para aulas expositivas e dialogadas visando articular a relação CTS e não enfatizar unicamente a abordagem dos conceitos científicos/químicos.