A gestão democrática na escola pública como uma forma de organização é prerrogativa prevista na Constituição Federal 1988 e reafirmada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/1996. Esta prática de gestão implicará em espaços de efetivação da participação dos segmentos da comunidade escolar, a fim de promover a democracia no contexto educacional. Partindo destes pressupostos, elencamos os seguintes objetivos: investigar as concepções da gestora, professores e demais funcionários a respeito da gestão democrática; identificar as instâncias colegiadas existentes na escola e conhecer as práticas de materializações das instâncias colegiadas no contexto escolar, a fim de conhecer a atual organização da escola no que se refere às exigências e orientações das políticas públicas educacionais vigentes. A escola, campo de pesquisa, corresponde a uma escola do campo da rede pública de ensino do município de Bom Conselho-PE que atende a 71 alunos distribuídos entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de conseguirmos realizar nosso estudo, adotamos a observação participante, com abordagem qualitativa, na qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental e questionário, metodologia capaz de possibilitar o que almejamos. Os resultados alcançados nos mostram que nem sempre as instâncias colegiadas atuam como espaços de democracia, percebemos a necessidade de mecanismos que possam auxiliar a compreensão e efetivação da participação dos segmentos escolares por meio das instâncias colegiadas, visto que não basta apenas criar esses ambientes, mas também oferecer condições para que tenham o caráter de inclusão, pautados na implementação da gestão democrática como um direito e prática possível.