RESUMO: A presente pesquisa trata da importância da participação da família na vida escolar do aluno tendo em vista o destaque da leitura e escrita, como forma de inserir o aluno na sociedade, dotado de habilidades e competências. A leitura e escrita não podem ser vistas como simples destreza mecânica é necessária que seja relacionada com mais importante aspecto de vida pessoal e social do aluno. Desenvolve também o conhecimento de que ler bem, usando a linguagem, é um dos fundamentos da capacidade e de realizar-se, de cidadania e de competência. Nesse sentido a escola e a família devem dar a maior importância para a leitura e escrita, mas para que isto ocorra é necessário o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir na sala de aula, atividades sistemáticas de leitura e escrita. E o empenho da família na parte que lhe cabe. O empobrecimento gradativo das possibilidades de leitura dos professores e alunos da escola pública é, antes de tudo, o empobrecimento do próprio sistema educacional. Esta constatação é ainda mais séria quando se analisa que toda a busca da produção do conhecimento é dada através de textos oralizados. Além disso, a leitura realizada a se construir/reconstruir o texto oportuniza ao escritor o exercício da escrita da reflexão e da descentralização.