RESUMO: A Educação Especial é um saber imprescindível e inerente ás práticas pedagógicas para a construção da participação social e da constituição de uma nova consciência para os profissionais da educação e para a formação continuada destes. O referido trabalho utilizou a metodologia do tipo bibliográfica/ documental e a observação assistemática e documental. Consideramos as dificuldades enfrentadas pelos professores e pelos alunos portadores de deficiência no cotidiano escolar, a desqualificação dos profissionais e a falta de infraestrutura dos espaços pedagógicos, salientando que esta é uma visão pedagógica pertencente a um campo de conhecimento em permanente mudança vinculado a educação especial, os objetivos deste trabalho foram: a) Promover a valorização e discussão da formação continuada dos professores de educação especial; b). Focalizar a necessidade de uma prática de inclusão educacional para alunos com necessidades especiais. Foram consultados livros sobre políticas públicas e Educação Inclusiva, documentos como LDB, PCNs e os Direitos de Aprendizagem da Criança, estes dois últimos elaborados pelo MEC para planejamento de propostas de trabalho, para a fundamentação teórica foram estudados autores como: Beyer (2006), Carvalho (1999), Luck (2012) e Oliveira (2009). Sendo assim, das leituras teóricas buscou-se fazer uma análise reflexiva dos resultados obtidos pelas autoras do presente artigo, dessa forma as discussões partiram da realidade dos docentes e educandos procurando proporcionar a aprendizagem mais significativa e o ensino dinâmico e motivador. O artigo foi desenvolvido a partir de observações nos espaços pedagógicos, visando favorecer o desenvolvimento da aquisição do saber escolar e efetivar os direitos e a cidadania.