Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação de professores no Brasil por entender que esta temática, mesmo sendo recorrente, continua presente no debate do campo educacional brasileiro, logo se constitui de um objeto circundado por preocupações de educadores e pesquisadores da área da formação docente. Nesse sentido, observa-se a necessidade de trazer a discussão desta temática tão importante para a reflexão de todos os que fazem parte desta rede de professores no Brasil, afim de por em pauta as implicações e dilemas vigentes no campo educacional, mais especificamente no que se refere a preparação de professores. Procurando responder o objetivo maior do trabalho recorreu-se à revisão bibliográfica, com o apoio de análises documentais, tais como: a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, o Plano Nacional de Educação e o Conselho Nacional de Educação. Com base nisso, foi realizado um recorte histórico acerca da formação de professores nos dois últimos séculos de acordo com SAVIANI (2009), acentuando os principais dilemas que permeiam a política de formação de educadores. A exemplo da desvalorização. que afeta o trabalho docente; a dicotomia entre teoria e prática; a necessidade da formação continuada, que é importante para a ação-reflexão constante da prática; o estabelecimento de um piso salarial condizente com suas múltiplas atribuições, e a precarização das condições de trabalho. Diante disso, conclui-se que todos estes fatores afetam direta ou indiretamente na qualidade da formação do professor, tendo em vista que de acordo com as bases legais da educação, a valorização desta categoria é um direito assegurado, porém não cumprido efetivamente.