O artigo objetiva apresentar um estudo sobre uma análise da educação como uma ferramenta para conscientização dos indivíduos, usando como embasamento principal o livro Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire. À vista disso, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica em obras de Freire e outros diversos autores, que se assemelham em suas percepções quanto ao tema, para um melhor aprofundamento das ideias. A pesquisa iniciou seu percurso com leituras e estudos de conceitos considerados fundamentais para o desdobramento do tema, como as concepções de opressor e oprimido, educação “bancária”, a importância do diálogo para a relação educador/educando, a conscientização para o desenvolvimento do pensamento crítico, a educação libertadora, a reflexão e a ação do homem sobre o mundo. A partir das considerações Freirianas de que a educação tem o poder de mudar a reflexão e, consequentemente, a ação do individuo oprimido em sociedade, desenvolvemos a posição de que somente a conscientização pode levar ao caminho da liberdade e da mudança na realidade deste, consideramos ainda a importância do papel do docente ao instigar de seu educando sua ação-reflexão para que este processo ocorra de forma mais eficiente. Por conseguinte, compreendemos que com o estudo feito da temática é imprescindível para pensar a educação de forma diferente e inovadora, buscando melhorar o crescimento crítico tanto do educador quanto do educando.