PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21889 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1376 "inscrito_id" => 3711 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO" "resumo" => "O artigo objetiva apresentar um estudo sobre uma análise da educação como uma ferramenta para conscientização dos indivíduos, usando como embasamento principal o livro Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire. À vista disso, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica em obras de Freire e outros diversos autores, que se assemelham em suas percepções quanto ao tema, para um melhor aprofundamento das ideias. A pesquisa iniciou seu percurso com leituras e estudos de conceitos considerados fundamentais para o desdobramento do tema, como as concepções de opressor e oprimido, educação “bancária”, a importância do diálogo para a relação educador/educando, a conscientização para o desenvolvimento do pensamento crítico, a educação libertadora, a reflexão e a ação do homem sobre o mundo. A partir das considerações Freirianas de que a educação tem o poder de mudar a reflexão e, consequentemente, a ação do individuo oprimido em sociedade, desenvolvemos a posição de que somente a conscientização pode levar ao caminho da liberdade e da mudança na realidade deste, consideramos ainda a importância do papel do docente ao instigar de seu educando sua ação-reflexão para que este processo ocorra de forma mais eficiente. Por conseguinte, compreendemos que com o estudo feito da temática é imprescindível para pensar a educação de forma diferente e inovadora, buscando melhorar o crescimento crítico tanto do educador quanto do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3711_14082016203332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA VIVIANE SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA VIVIANE" "autor_email" => "mayara.sousa0@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21889 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1376 "inscrito_id" => 3711 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO" "resumo" => "O artigo objetiva apresentar um estudo sobre uma análise da educação como uma ferramenta para conscientização dos indivíduos, usando como embasamento principal o livro Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire. À vista disso, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica em obras de Freire e outros diversos autores, que se assemelham em suas percepções quanto ao tema, para um melhor aprofundamento das ideias. A pesquisa iniciou seu percurso com leituras e estudos de conceitos considerados fundamentais para o desdobramento do tema, como as concepções de opressor e oprimido, educação “bancária”, a importância do diálogo para a relação educador/educando, a conscientização para o desenvolvimento do pensamento crítico, a educação libertadora, a reflexão e a ação do homem sobre o mundo. A partir das considerações Freirianas de que a educação tem o poder de mudar a reflexão e, consequentemente, a ação do individuo oprimido em sociedade, desenvolvemos a posição de que somente a conscientização pode levar ao caminho da liberdade e da mudança na realidade deste, consideramos ainda a importância do papel do docente ao instigar de seu educando sua ação-reflexão para que este processo ocorra de forma mais eficiente. Por conseguinte, compreendemos que com o estudo feito da temática é imprescindível para pensar a educação de forma diferente e inovadora, buscando melhorar o crescimento crítico tanto do educador quanto do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO LIBERTADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3711_14082016203332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA VIVIANE SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA VIVIANE" "autor_email" => "mayara.sousa0@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }