No presente trabalho apresentamos um relato de experiência da progressão escolar, no âmbito do IFRN – campus Natal Zona Norte. A estratégia de progressão parcial foi adotada pelo Instituto como alternativa de ofertar ao discente a possibilidade evoluir para o ano escolar seguinte, apesar de não ter atingindo aproveitamento integral em todas as disciplinas, desse modo, poderá recuperar os conhecimentos em, até duas disciplinas, em que teve dificuldades. Para realização da progressão parcial o aluno é matriculado no ano seguinte e nas disciplinas em que não obteve sucesso. Para este trabalho adotamos o termo progressão parcial como sinônimo de dependência. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é descrever a taxa de sucesso obtida com a adoção da progressão parcial para os alunos do IFRN – campus Zona Norte. Para tanto, o período adotado foi de 2011 a 2014, os dados foram coletados na Secretaria Escolar do campus, a amostra é representada por quatro turmas de cursos técnicos integrados. A abordagem dessa pesquisa é a qualitativa e a análise é documental e bibliográfica. A análise dos dados está suportada nos seguintes autores: Peregrino (2010); Veiga (2003). O resultado da pesquisa apresenta que a adoção da progressão parcial alcançou 50% do resultado esperado, o que é considerado satisfatório, pois auxiliou a redução de repetências e a conclusão desses alunos no tempo certo, a pesquisa teve como limitação de trabalhar apenas com os dados fornecidos pela secretaria escolar, outras pesquisas poderão ser realizadas para identificar a percepção dos quanto a progressão parcial.