UTILIZAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22419 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2368 "inscrito_id" => 9709 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho propõe, com a construção de um modelo didático, a abordagem diferenciada de conteúdos que integram o Currículo Básico das Escolas Estaduais do Espírito Santo e os temas transversais que permeiam este currículo. Além da contextualização dos assuntos trabalhados nas disciplinas de Matemática, Física, Biologia e Química, a elaboração e a montagem do modelo favorecem o desenvolvimento no estudante de competências e habilidades exigidas atualmente pelo mercado de trabalho e pelas avaliações estaduais (no caso do Espírito Santo pode-se citar o Programa de Avaliação da Educação Básica - Paebes) e nacionais (como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), ao mesmo tempo em que motiva e desperta a atenção do estudante, desenvolve a iniciativa pessoal e a autonomia para a tomada de decisões, favorece a criatividade, a capacidade de observação e o registro de informações, estimula a pesquisa científica e o aprendizado de conceitos científicos, privilegia a detecção de erros conceituais e valoriza o trabalho em equipe e o incremento do processo educativo pautado em valores éticos e emancipadores. Estimulado pelo conhecimento acerca da principal atividade econômica do Município de São Mateus (ES), um grupo de estudantes do Ensino Médio projetou e construiu, utilizando material reaproveitado, um modelo de estação de exploração e distribuição de petróleo. O modelo demonstrou grande eficiência na instrumentalização de teorias, com baixo custo, despertou de forma lúdica o interesse pelas matrizes curriculares e provocou no grupo envolvido o sentimento de satisfação por contribuir para a aprendizagem de outros estudantes, representando interessante sugestão para as demais escolas sediadas no Município e no Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELO, DIDÁTICO, ENSINO, CIÊNCIAS, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9709_16082016194131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO PEREIRA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio2128@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CEUNES-UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22419 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2368 "inscrito_id" => 9709 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho propõe, com a construção de um modelo didático, a abordagem diferenciada de conteúdos que integram o Currículo Básico das Escolas Estaduais do Espírito Santo e os temas transversais que permeiam este currículo. Além da contextualização dos assuntos trabalhados nas disciplinas de Matemática, Física, Biologia e Química, a elaboração e a montagem do modelo favorecem o desenvolvimento no estudante de competências e habilidades exigidas atualmente pelo mercado de trabalho e pelas avaliações estaduais (no caso do Espírito Santo pode-se citar o Programa de Avaliação da Educação Básica - Paebes) e nacionais (como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), ao mesmo tempo em que motiva e desperta a atenção do estudante, desenvolve a iniciativa pessoal e a autonomia para a tomada de decisões, favorece a criatividade, a capacidade de observação e o registro de informações, estimula a pesquisa científica e o aprendizado de conceitos científicos, privilegia a detecção de erros conceituais e valoriza o trabalho em equipe e o incremento do processo educativo pautado em valores éticos e emancipadores. Estimulado pelo conhecimento acerca da principal atividade econômica do Município de São Mateus (ES), um grupo de estudantes do Ensino Médio projetou e construiu, utilizando material reaproveitado, um modelo de estação de exploração e distribuição de petróleo. O modelo demonstrou grande eficiência na instrumentalização de teorias, com baixo custo, despertou de forma lúdica o interesse pelas matrizes curriculares e provocou no grupo envolvido o sentimento de satisfação por contribuir para a aprendizagem de outros estudantes, representando interessante sugestão para as demais escolas sediadas no Município e no Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MODELO, DIDÁTICO, ENSINO, CIÊNCIAS, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9709_16082016194131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO PEREIRA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio2128@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CEUNES-UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }