MOREIRA, Adriana. Filosofia e ensino de ciências: uma relação possível?. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21049>. Acesso em: 25/11/2024 10:46
Este artigo trata de uma investigação realizada no campo da disciplina de Fundamentos da Filosofia das Ciências, cursada no II semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/FECLI, campus da Universidade Estadual do Ceará. Teve como objetivo identificar a relação entre o Ensino de Ciências e a Filosofia na prática de docentes do Ensino Básico. Utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados e os sujeitos foram três professores da área de Ciências, do Ensino Médio. A pesquisa revelou que dois professores não tiveram contato com o conteúdo específico de Filosofia durante sua formação acadêmica, ao passo que para um, esta esteve presente, embora de forma superficial. Destacaram a importância da filosofia quanto ao pensar, criticar e observar e que a mesma está mais voltada para o entendimento do ser humano, sua relação com a natureza e para a formação de um ser racional. No tocante à incorporação da filosofia ao ensino de Ciências, apontaram algumas contribuições, ressaltando que por meio do pensamento filosófico chega-se a uma síntese e, a partir de então, a mesma estimula a busca pelo conhecimento, servindo, assim, para revelar a importância e a aplicação da Ciência no dia a dia do aluno. A percepção que tivemos dos entrevistados é de que a Filosofia ajuda na formação do professor que possui o objetivo de estudar o processo de ensino, sempre buscando e pesquisando sobre a prática docente em conjunto, aliando os métodos pedagógicos na aprendizagem.