DESAFIOS PARA PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA EM CAXIAS – MA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20649 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3364 "inscrito_id" => 11685 "titulo" => "DESAFIOS PARA PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA EM CAXIAS – MA" "resumo" => "É importante refletir sobre temas que atualmente estão em evidência na mídia, tais como os impactos ambientais que afetam o planeta: o preocupante aquecimento global, o desmatamento, o consumo insustentável, o desperdício, a gestão da água entre outros. As consequências que tais problemas afetam a população nem sempre são contextualizados em sala de aula. A escola é uma instituição de credibilidade, (embora contenha seus percalços) sendo imprescindível educar para cidadania propiciando aos sujeitos aquisição de autonomia para exercerem seus direitos e deveres. O ensino que não proporciona uma dimensão complexa e interdisciplinar de fato, impede os alunos do verdadeiro exercício de refletir sobre suas ações e consequentemente de reivindicar seus direitos e deveres. Em decorrência dessas e outras informações, pensou-se numa intervenção pedagógica aliado ao ensino de Educação Ambiental com os alunos do 4° e 5º ano do ensino fundamental e os professores dos referidos anos de ensino da Unidade Integrada Joaquim Francisco de Sousa, em Caxias – MA. Após o resultado da pesquisa, conclui-se que embora o ensino de Educação Ambiental esteja ancorado na lei constitucional brasileira para ser ministrada de forma interdisciplinar, a repercussão nos meios de comunicações a respeito dos impactos ambientais, porém, nem sempre são contextualizados em sala de aula, razões que dificulta o entendimento do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINAR, IMPACTOS AMBIENTAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11685_18082016232624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUSA" "autor_email" => "fatimasilvaa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20649 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3364 "inscrito_id" => 11685 "titulo" => "DESAFIOS PARA PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA JOAQUIM FRANCISCO DE SOUSA EM CAXIAS – MA" "resumo" => "É importante refletir sobre temas que atualmente estão em evidência na mídia, tais como os impactos ambientais que afetam o planeta: o preocupante aquecimento global, o desmatamento, o consumo insustentável, o desperdício, a gestão da água entre outros. As consequências que tais problemas afetam a população nem sempre são contextualizados em sala de aula. A escola é uma instituição de credibilidade, (embora contenha seus percalços) sendo imprescindível educar para cidadania propiciando aos sujeitos aquisição de autonomia para exercerem seus direitos e deveres. O ensino que não proporciona uma dimensão complexa e interdisciplinar de fato, impede os alunos do verdadeiro exercício de refletir sobre suas ações e consequentemente de reivindicar seus direitos e deveres. Em decorrência dessas e outras informações, pensou-se numa intervenção pedagógica aliado ao ensino de Educação Ambiental com os alunos do 4° e 5º ano do ensino fundamental e os professores dos referidos anos de ensino da Unidade Integrada Joaquim Francisco de Sousa, em Caxias – MA. Após o resultado da pesquisa, conclui-se que embora o ensino de Educação Ambiental esteja ancorado na lei constitucional brasileira para ser ministrada de forma interdisciplinar, a repercussão nos meios de comunicações a respeito dos impactos ambientais, porém, nem sempre são contextualizados em sala de aula, razões que dificulta o entendimento do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINAR, IMPACTOS AMBIENTAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11685_18082016232624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUSA" "autor_email" => "fatimasilvaa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }