O processo de aprendizagem nas disciplinas de ciências, química e física vem se tornando um desafio maior para os discentes, devido a utilização de uma metodologia que não desperta motivação. No estudo da química, compreender como surgiram os átomos, bem como os modelos atômicos e a contribuição de cada cientista para esta aprendizagem, através de metodologias alternativas, facilita a compreensão e aprendizagem de forma mais significativa. Este trabalho teve como objetivo despertar nos alunos interesse para o estudo da química por intermédio de métodos alternativos (modelização), bem como proporcionar uma melhor compreensão de como ocorreu a evolução da ideia sobre os átomos, diferenciando os modelos atômicos propostos por cada cientista e sua relevância para a humanidade. As atividades foram realizadas no Colégio Conhecer Educacional com a turma do 9° ano, ocorrendo no mês de maio de 2016. Durante o desenvolvimento de cada etapa, os alunos mostraram-se criativos, participativos, elaborando cada modelo atômico, interagindo e discutindo também sobre a utilização dos átomos pelo homem, como o desenvolvimento da ciência e suas consequências. Diante da utilização de metodologias alternativas, foi constatado que os alunos participaram das discussões, pesquisas e elaboração dos modelos, trocando ideias e argumentando sobre a construção do conhecimento e das possibilidades de utilização destes, refletindo de forma mais crítica sobre a aplicabilidade da ciência, a qual os sensibilizou no intuito de querer aprender mais. Portanto, enquanto docentes devemos sempre inovar os métodos de ensino, para que os discentes despertem o prazer em estudar, e que sejam multiplicadores de conhecimento.