O presente trabalho procurou compreender como tem sido a relação família e escola de um aluno com Síndrome de Down no ensino regular na cidade de Remígio, Estado da Paraíba. O aluno cursou a primeira série da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A educação inclusiva tem o propósito de oferecer um ensino de boa qualidade e que possa atender a todos. E a família tem o papel de promover a interatividade com a instituição de ensino, favorecendo o processo de inclusão escolar. Nesta pesquisa pode-se identificar, por meio de um estudo qualitativo, através de questionários e entrevistas semiestruturadas, que se torna necessário um interesse maior dos responsáveis que compõem o ambiente escolar a respeito do que é SD, melhor capacitação docente para o atendimento às pessoas com Necessidade Educativas Especiais-NEE e sobre a importância da família no processo educacional, favorecendo a autonomia do indivíduo. Os dados foram categorizados de acordo com Bogdan e Bikle (1994) e analisados de acordo com fundamentos teóricos e aspectos legais. O processo de inclusão é longo e tornando-se necessário à participação familiar no processo de ensino aprendizagem, de maneira que contribua para uma maior autonomia possível. Complementando para esse processo ressaltamos também, as adaptações curriculares, reformulação do Projeto Político Pedagógico - PPP, e oferecimento de formação continuada permanentemente.