As Olimpíadas de Matemática tentam aproximar a Matemática da realidade dos alunos da escola básica, são competições que surgiram no século XIX, e em dias atuais existem em parâmetros Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais e em vários níveis de conhecimento desde o mais elementar até o mais avançado, exigindo do aluno todo seu talento em Matemática, muito estudo, criatividade, um raciocínio brilhante e dedicação, ele deve ser extremamente dedicado em resolução de problemas, pois é através dessa prática que se aplica quase toda a teoria. Não só o discente como também os docentes aprimoram-se a cada instante, cada problema é também um novo ensinamento, uma nova experiência adquirida. O trabalho objetiva verificar se as Olimpíadas estimulam o gosto e promovem o incentivo pela Matemática entre os estudantes das escolas públicas, identificando ações que poderiam ser acionadas para melhoria da Educação Básica e que contribuições estas dariam para o desenvolvimento social. Assim, é de cunho investigativo e colhe informações das Olimpíadas de Matemática OBMEP e OBM em todo alto sertão da Paraíba, através de entrevistas com estudantes e professores procurando mostrar os impactos de uma Olimpíada no ambiente das escolas estaduais de Sousa-PB, a fim de conhecer um pouco da realidade olímpica das escolas participantes. Tem-se nesse trabalho discussões em relação a algumas indagações, vários comentários dos atores sociais que participam desse cenário olímpico, alguns desabafos, certas instruções, algumas impressões, contudo, visando à busca pela disseminação do conhecimento matemático e a perfeição. Desta forma, percebe-se que é sempre positivo o impacto trazido por uma Olimpíada, mostrando assim uma significativa melhoria da qualidade no ensino da Matemática, isso foi constatado em algumas discussões e resultados analisados, nas situações já vivenciadas por alunos e professores e nos aspectos do resultado da Prova Brasil, O IDEB da Escola Normal está maior que a meta estipulada em âmbito nacional. Diante desses fatos, uma Olimpíada propicia aos alunos e professores que se envolvam nessas competições, o desenvolvimento de um espírito de trabalho em equipe, aprofundamento dos seus conhecimentos e disseminação do conhecimento. Assim, o docente e discente que participam de uma Olimpíada, terão oportunidade de estarem em contato com novas ideias da Matemática, estimulando seu raciocínio e criatividade. E com o envolvimento desses dois atores sociais, haverá, certamente, maiores e melhores aproveitamentos de ensino – aprendizagem.