Este texto pretendeu evidenciar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como interface pedagógica por meio de roda de conversas na Escola Municipal Miguel Fontes no Município de Araçás/BA. Apresentamos como problema de pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Como objetivo geral da pesquisa, propomos: Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Os objetivos Específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas. Acreditamos na perspectiva da pesquisa social, onde todos os sujeitos envolvidos são determinantes na construção do conhecimento. A escolha pelo estudo de caso foi determinante, por este ser uma maneira de pesquisar que exige técnicas e instrumentos na coleta de informações. Este tipo de abordagem requer delimitação, clareza, singularidade e valor. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); Freire (1997); Haddad e Pierro (2000). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Cruz (2007); Freire (1994; 1996); Kleiman (1989); Neves (2003). Conceituamos tecnologia, saberes e TIC: Lévy (1996). A segunda etapa estabeleceu a análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à análise das relações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos documentos. Como resultados do estudo, destacamos a criação de novos saberes com a utilização da leitura e da escrita, o estudo da leitura e da escrita no universo das classes da EJA e o uso das tecnologias nas classes da EJA. Esperamos que as informações possam subsidiar na construção do projeto de intervenção em outra fase da pesquisa, além de serem divulgados amplamente, para além da escola pesquisada.