O presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Projeto LETRAR: Letras e Números, realizadas no bairro Codó novo, na cidade de Codó, no estado do Maranhão. O Projeto tem como objetivo principal desenvolver atividades para melhorar o IDEB das escolas pesquisadas, considerando que a cidade apresenta um índice abaixo da meta esperada. O artigo procura destacar, também, a participação do corpo docente e discente na realização do projeto; os resultados alcançados e a aproximação do ensino básico e os profissionais da rede à Universidade Federal. Com a proposta de auxiliar a aprendizagem do ensino básico neste bairro, as atividades do Projeto Letrar são desenvolvidas por monitores, passando por um processo de formação, desenvolvendo em sala de aula atividades de língua portuguesa e matemática baseada nos descritores da Prova Brasil. Foi percebido após analisar os dados deste estudo que o projeto contribuiu com o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de português e matemática, além de ter possibilitado um diagnóstico educacional da situação do bairro Codó Novo, localizado na zona periférica da cidade.