O presente artigo aborda alguns pontos de reflexão entre o ideal proposto pela atual conjuntura educacional e pela nova LDB para a Educação de Jovens e Adultos e as situações reais presentes no cotidiano dessa modalidade de ensino. Tem-se como objetivo geral analisar as conquistas e desafios na educação de jovens e adultos, na rede pública municipal de São Raimundo Nonato - Piauí. Para isto fez-se necessário um estudo baseado em vivências pessoais junto a esse público e está fundamentado numa pesquisa qualitativa, exploratória, de campo e bibliográfica. O texto traz uma breve abordagem histórica a respeito dos caminhos percorridos pela Educação de Jovens e Adultos no Brasil para situar o leitor no debate. Em seguida, traça o perfil desses alunos no referido município, bem como suas especificidades, desenvolvendo uma análise em torno de algumas possibilidades de superação dos problemas e desafios encontrados nesse segmento de ensino. Não se pretende, em nenhum momento, trazer receitas ou soluções mágicas para os tantos problemas que se apresentam àqueles que fazem o dia-a-dia da EJA, mas contribuir significativamente com o debate, sem, contudo, pretender esgotá-lo. Mesmo diante de tantos problemas, pode-se manter otimista, pois na formação permanente do professor é necessário refletir criticamente sobre a sua prática. Através de pequenas ações e mudanças, construídas coletivamente no interior das escolas, buscando tornar os fazeres e saberes mais apropriados aos objetivos que essa modalidade exige e perseverando sempre, com consciência das dificuldades que serão encontradas, mas acreditando nas possibilidades de transformação, frutos de alegria e recompensa nas pequenas e cotidianas realizações serão colhidos.