GRILO, Dayane Da Silva et al.. Diagnóstico de escritas de alfabetizandos. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20667>. Acesso em: 22/11/2024 12:20
O trabalho tem como objetivo relatar, por meio de uma análise comparativa entre as produções escritas de dois alunos alfabetizandos – uma criança e um jovem ou adulto – os dados de uma sondagem diagnóstica psicogenética dos níveis de conceitualização da língua escrita, na perspectiva de Emilia Ferreiro. O corpus de dados é proveniente da aplicação de instrumento de sondagem psicogenética, tendo como aporte teórico os estudos de Ferreiro e Teberosky (1991; 2001; 2011); Freire (2011); Freire; Macedo (2011); entre outros. Os resultados apresentam um estudo comparado entre as escritas, evidenciando as especificidades de cada segmento de ensino e nível de aprendizagem, apontando as semelhanças e dessemelhanças entre a alfabetização de uma criança e de um adulto.