:Este artigo aborda sobre o “Direito dos idosos a educação: reconhecimento e visibilidade na EJA”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e necessidade de politicas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediatizado pela garantia dos direitos à educação; Tem como objetivo desvelar o reconhecimento e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática, precisa de políticas educacionais que reconheça suas peculiaridades no processo educativo. Nesse enfoque, questionamos: o direito dos idosos está sendo discutido e contemplado na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando as ideias de Freire (1987); Telles (1999); Bobbio (2004) e Serra (2012); a legislação educacional e o Estatuto do Idoso. Enfatizamos a educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial no curso de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento.