As várias mudanças no ensino de Biologia, como a ruptura de paradigmas com um ensino tradicionalista e tecnicista, onde o professor detém o conhecimento e o aluno está passivo a recebê-lo, exigem novas posturas dos professores, pois o ensino dessa área necessita de abordagens diferenciadas que valorizem os métodos, e as ferramentas que articulem o conteúdo ao cotidiano do aluno, tornando-se necessárias mediações que facilitem esse processo de ensino e aprendizagem na Biologia. O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense, quanto às metodologias e à didática vivenciadas na disciplina de Zoologia dos Invertebrados I. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, aplicada a quatro sujeitos, alunos da disciplina, e as respostas foram transcritas e categorizadas. Os sujeitos foram indagados quanto às aulas ministradas, as metodologias e a didática do professor, as dificuldades encontradas por eles e a importância da disciplina para o curso. E por último, foi solicitado aos entrevistados que sugerissem melhorias para as aulas de Zoologia. A partir das falas dos sujeitos, foi possível realizar uma análise reflexiva, e concluir que se faz necessário aos docentes a adoção de novas metodologias, sobretudo dialógicas, que desenvolvam o pensamento crítico do discente e o estimule a buscar novos conhecimentos. Mas, é fundamental que se repense a formação continuada dos professores de Biologia, e que essa formação esteja distante do tradicionalismo e do ensino tecnicista.