Esse trabalho tem por objetivo analisar a educação como força transformadora da sociedade e o ensino em direitos humanos como forma de concepção do indivíduo planetário. A educação deverá ser centrada na condição humana, bem como, no ensino em direitos humanos. Os direitos humanos surgem através das lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, fazendo emergir gradualmente os direitos inerentes a espécie humana. De acordo com o pensamento complexo de Edgar Morin faz-se necessário interligar os saberes fragmentados pelo excesso de especialização das disciplinas de forma a promover o conhecimento complexo para uma educação alicerçada na solidariedade cósmica, planetária e humana. A educação em direitos humanos tem por escopo formar a consciência do sujeito para que ele se reconheça como sujeito planetário, como ser que constrói sua própria história, seu conhecimento. Assim observa-se que o aluno quando devidamente orientado pode potencializar a aquisição do saber, recriando de forma significativo a sua própria história. Dessa forma observa-se a importância de uma formação humana, para que no futuro tenhamos profissionais comprometidos com o desenvolvimento do sujeito como um todo biológico, social, cultural e humano. Sujeitos com conhecimento geral e pertinente capazes de solucionar os problemas sociais que surgem no seu dia a dia, e assim alcançarmos o nosso ideal de justiça e solidariedade entre todos os seres humanos. Por isso, a educação para os direitos humanos não se faz apenas incluindo disciplinas de Direitos Humanos, mas vivenciando experiências que afetem os sentimentos de cada um enquanto sujeito de direitos humanos.