Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO BONFIM-PB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO COOPERATIVO, PRÁTICA REFLEXIVA. Pôster (PO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Cenário Educacional de nosso país vem enfrentando desde o século passado uma luta acirrada para propiciar a todos os alunos do ensino fundamental formação para a cidadania. O Ministério da Educação (MEC) vem enviando efetivos esforços nesse sentido, através da criação de políticas públicas em parcerias com as instituições federais, estaduais e municipais reforçando a necessidade de propiciar a todos a formação básica comum através da formulação de várias diretrizes que considerem a universalização e a qualidade necessária para a formação do cidadão deste milênio. Considerando o atual quadro da Educação brasileira, cientes de que a formação que temos não é suficiente para abraçar uma causa tão nobre e com tantos desafios. Sobretudo com fim da retenção nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, após a inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental. Expostas cada dia mais ao fracasso escolar, decidimos criar um espaço de troca de experiências e saberes unindo as potencialidades de cada um, num trabalho cooperativo, com vistas à elaboração de propostas pedagógicas e reflexão sobre a prática adotando uma atitude de disponibilidade em querer aprender e flexibilidade para mudanças, ou seja, um ambiente educativo pautado no espírito de companheirismo, respeito mútuo, solidariedade e cooperação na busca de estratégias metodológicas que respondam pelo menos parte das dificuldades enfrentadas na prática de sala de aula, pelo menos alguns direitos de aprendizagem das crianças elevando assim o nível de alfabetização e letramento nessa etapa da Educação Básica.

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