Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20980
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 5972
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Resumo: Pretendemos mencionar neste presente trabalho a importância do Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG III) para a formação docente, por se configurar em um momento de aprendizado e de saber adquiridos pelos alunos/estagiários realizada em sala de aula. Dessa forma, objetivamos abordar de forma sistemática, aportados na nossa experiência no Ensino Médio, a importância da oficina pedagógica em sala de aula na escola estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/ RN, lugar onde realizamos nossa oficina. Essa condição de estagiários/observadores nos possibilitou entendermos o estágio como um momento de pesquisa e aprendizagem que acontece no espaço escolar e que viabiliza o conhecimento parcial da realidade do ensino de Geografia em uma escola pública. Como procedimento metodológico utilizamo-nos do suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia, dentre eles podemos destacar: (2011), Cavalcanti (2014), Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Pimenta (2012), Reffati (2007), Ferreira (1978), Tavares; Silva; Almeida (2014) entre outros. Para compreendermos a dinâmica da sala de aula, principalmente no que se refere ao trabalho docente nesse espaço e ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, apresentaremos o resultado da oficina pedagógica realizada durante o estágio, uma vez que, esta atividade configurou-se em um momento de pesquisa in lócus, como também, de aprendizado que nos possibilitou, o contato direto com a realidade da prática docente. Nesse sentido, podemos salientar que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio permitiu estarmos em contato com a realidade escolar, desvendando-a a partir das leituras realizadas no âmbito da universidade e no seio da própria escola. Nesta perspectiva, discutimos o Estágio Supervisionado como momento que consente ao graduando do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, RN vivenciar a teoria ao praticar o exercício docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5972_06082016150617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLEANTO"
    "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20980
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 645
    "inscrito_id" => 5972
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Resumo: Pretendemos mencionar neste presente trabalho a importância do Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG III) para a formação docente, por se configurar em um momento de aprendizado e de saber adquiridos pelos alunos/estagiários realizada em sala de aula. Dessa forma, objetivamos abordar de forma sistemática, aportados na nossa experiência no Ensino Médio, a importância da oficina pedagógica em sala de aula na escola estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/ RN, lugar onde realizamos nossa oficina. Essa condição de estagiários/observadores nos possibilitou entendermos o estágio como um momento de pesquisa e aprendizagem que acontece no espaço escolar e que viabiliza o conhecimento parcial da realidade do ensino de Geografia em uma escola pública. Como procedimento metodológico utilizamo-nos do suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia, dentre eles podemos destacar: (2011), Cavalcanti (2014), Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Pimenta (2012), Reffati (2007), Ferreira (1978), Tavares; Silva; Almeida (2014) entre outros. Para compreendermos a dinâmica da sala de aula, principalmente no que se refere ao trabalho docente nesse espaço e ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, apresentaremos o resultado da oficina pedagógica realizada durante o estágio, uma vez que, esta atividade configurou-se em um momento de pesquisa in lócus, como também, de aprendizado que nos possibilitou, o contato direto com a realidade da prática docente. Nesse sentido, podemos salientar que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio permitiu estarmos em contato com a realidade escolar, desvendando-a a partir das leituras realizadas no âmbito da universidade e no seio da própria escola. Nesta perspectiva, discutimos o Estágio Supervisionado como momento que consente ao graduando do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, RN vivenciar a teoria ao praticar o exercício docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5972_06082016150617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEANTO FERNANDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLEANTO"
    "autor_email" => "cleanto-oeste@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Pretendemos mencionar neste presente trabalho a importância do Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG III) para a formação docente, por se configurar em um momento de aprendizado e de saber adquiridos pelos alunos/estagiários realizada em sala de aula. Dessa forma, objetivamos abordar de forma sistemática, aportados na nossa experiência no Ensino Médio, a importância da oficina pedagógica em sala de aula na escola estadual Prof.ª Maria Edilma de Freitas, no município de Pau dos Ferros/ RN, lugar onde realizamos nossa oficina. Essa condição de estagiários/observadores nos possibilitou entendermos o estágio como um momento de pesquisa e aprendizagem que acontece no espaço escolar e que viabiliza o conhecimento parcial da realidade do ensino de Geografia em uma escola pública. Como procedimento metodológico utilizamo-nos do suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia, dentre eles podemos destacar: (2011), Cavalcanti (2014), Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Pimenta (2012), Reffati (2007), Ferreira (1978), Tavares; Silva; Almeida (2014) entre outros. Para compreendermos a dinâmica da sala de aula, principalmente no que se refere ao trabalho docente nesse espaço e ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, apresentaremos o resultado da oficina pedagógica realizada durante o estágio, uma vez que, esta atividade configurou-se em um momento de pesquisa in lócus, como também, de aprendizado que nos possibilitou, o contato direto com a realidade da prática docente. Nesse sentido, podemos salientar que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio permitiu estarmos em contato com a realidade escolar, desvendando-a a partir das leituras realizadas no âmbito da universidade e no seio da própria escola. Nesta perspectiva, discutimos o Estágio Supervisionado como momento que consente ao graduando do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, RN vivenciar a teoria ao praticar o exercício docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.