Neste artigo objetiva-se analisar percepções de alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, localizado em Campina Grande-PB) acerca da reconstrução do projeto pedagógico do curso (PPC), focalizando a dimensão da participação democrática (ou não) no referido processo. Consiste em um estudo de caso com recurso de aplicação de questionário semiestruturado e análise de documentos diversos. Toma como referência a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com a qual se discutem sentidos de democracia veiculados pelos/as estudantes, bem como as possibilidades de uma democracia radical e plural, que tenha como movimento hegemônico o respeito à diferença. Conclui-se que, apesar discursos recorrentes no curso de Pedagogia sobre a importância da participação democrática nos processos educativos, dentre os quais os de construção/reconstrução dos projetos pedagógicos, os/as estudantes tem sido excluídos de tais processos. A exclusão decorre de fatores como desmobilização dos/as próprios estudantes, como que abdicando de tal direito, como por falta de uma metodologia de trabalho, por parte das profissionais que coordenam o processo, que possibilitasse a participação democrática dos/as estudantes.