O clima escolar positivo permite que todos os agentes escolares (pais, funcionários, professores, alunos e gestores) consigam cumprir seus objetivos e funções com qualidade e eficiência. Esse artigo é um estudo bibliográfico através de artigos, livros e leitura da realidade escolar. Demonstra-se que o clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos, muitas vezes indicadas em avaliações externas e ou internas, assim temos que cuidar e favorecer uma escola ativa e com atores escolares crentes no seu potencial de mudança e interdisciplinaridade. Temos muitas problemáticas no ambiente escolar que pode ser contornada por uma tomada de decisão do gestor e muitas vezes essa decisão perpassa pela permissão de uma escola gerida através da participação de todos e da transparência nas funções. Assim observamos que a gestão democrática e participativa tão dialogada tem que ser praticada a fim de se sistematizar e funcionalizar a rotina escolar. Após esse estudo evidencia-se ainda que a tolerância e o reconhecimento das particularidades dos agentes da escola permitem ainda que a gestão entenda o tempo de cada um para a realização das funções. Acredita-se também que a relação amistosa entre as pessoas são fundamentais para um clima escolar positivo entre alunos, professores, pais, funcionários e gestão. As relações interpessoais devem ser cuidadas para que no cotidiano escolar possamos acreditar que o outro é capaz de desempenhar funções mistas e variadas, assim os sentimentos de cooperação, parceria e amizades vão faze parte da escola, desenhando assim um modelo eficiente de gestão, a gestão de pessoas, onde cada integrante pode gerir para todos.