UTILIZAÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22426 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido a partir das observações e experiências em sala de aula, durante o estágio supervisionado do ensino fundamental. Esse primeiro contato com o ambiente escolar, em estar convivendo com os alunos encarando as dificuldades que o docente se defronta em sua jornada de trabalho, trouxeram muitas contribuições na nossa formação docente inicial como futuros professores da educação básica. O objetivo deste trabalho foi averiguar o nível de desmotivação dos alunos a partir do uso de uma dinâmica de grupo, realizada durante o estágio supervisionado no ensino fundamental. A metodologia consiste em um relato de experiência, uma narrativa que viabiliza a pesquisar o próprio eu, a partir das dimensões experienciais desde o momento de inserção na escola aos momentos de formação e preparação de aulas e atividades, cujos dados utilizados foram extraídos do relatório de estágio, onde se fez um recorte, focando o uso de uma dinâmica de grupo para os alunos de 8º ano. Além de livros e artigos que foram utilizados para fundamentar o nosso referencial teórico. Deste modo todas as experiências e aprendizagens proporcionadas serviram para contribuir tanto na nossa formação docente inicial, para futuros professores, que devem está constantemente inovando suas aulas com recursos e metodologias que despertem o interesse dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DINÂMICA DE GRUPO, ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID111_25022016220742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERONY DE SOUSA FROTA" "autor_nome_curto" => "VERONY FROTA" "autor_email" => "veronyfrota@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22426 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido a partir das observações e experiências em sala de aula, durante o estágio supervisionado do ensino fundamental. Esse primeiro contato com o ambiente escolar, em estar convivendo com os alunos encarando as dificuldades que o docente se defronta em sua jornada de trabalho, trouxeram muitas contribuições na nossa formação docente inicial como futuros professores da educação básica. O objetivo deste trabalho foi averiguar o nível de desmotivação dos alunos a partir do uso de uma dinâmica de grupo, realizada durante o estágio supervisionado no ensino fundamental. A metodologia consiste em um relato de experiência, uma narrativa que viabiliza a pesquisar o próprio eu, a partir das dimensões experienciais desde o momento de inserção na escola aos momentos de formação e preparação de aulas e atividades, cujos dados utilizados foram extraídos do relatório de estágio, onde se fez um recorte, focando o uso de uma dinâmica de grupo para os alunos de 8º ano. Além de livros e artigos que foram utilizados para fundamentar o nosso referencial teórico. Deste modo todas as experiências e aprendizagens proporcionadas serviram para contribuir tanto na nossa formação docente inicial, para futuros professores, que devem está constantemente inovando suas aulas com recursos e metodologias que despertem o interesse dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DINÂMICA DE GRUPO, ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID111_25022016220742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERONY DE SOUSA FROTA" "autor_nome_curto" => "VERONY FROTA" "autor_email" => "veronyfrota@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }