TARGINO, Ana Rita. Resistindo aos desafios da conteporaneidade. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22208>. Acesso em: 23/12/2024 02:41
Se formos descrever o nosso cotidiano, perceberemos que é quase impossível viver atualmente sem a leitura, está ferramenta que nos acompanha desde criança e a utilizamos para adquirir o conhecimento. Apesar disto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido o artigo apresenta os resultados da pesquisa que objetivou investigar como o analfabeto se sobressai nas diversas situações do cotidiano que necessitam da leitura. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Soares, (2006), Kleiman (2004). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com um sujeito. Pudemos constatar que o indivíduo pode sim ser analfabeto e letrado, pois o letramento é um produto social de conceito abrangente.