O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos Objetos de Aprendizagem e quantas ferramentas disponíveis existem para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino infantil e fundamental de ciências. Sabemos o quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio que o professores da atualidade precisam superar para que possam instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem como as existentes no Banco Internacional de Objetos Educacionais, onde são disponibilizados recursos educacionais digitais nos níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, sendo a Ciências uma das áreas mais contempladas em termos de quantidade de objetos. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, caso queiram acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino. Temos uma pesquisa aplicada que é quali-quantitativa e também bibliográfica. Aparecem poucos mapas e vídeos em relação aos experimentos práticos e animações/simulações. Os experimentos práticos de elementos científicos e de dispositivos tecnológicos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas, e os áudios chamam atenção dos alunos pela sonoridade emitida.