Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS OBJETOS DO BIOE

Palavra-chaves: OBJETOS DE APRENDIZAGEM, BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS, NÍVEIS INFANTIL E FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos Objetos de Aprendizagem e quantas ferramentas disponíveis existem para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino infantil e fundamental de ciências. Sabemos o quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio que o professores da atualidade precisam superar para que possam instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem como as existentes no Banco Internacional de Objetos Educacionais, onde são disponibilizados recursos educacionais digitais nos níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, sendo a Ciências uma das áreas mais contempladas em termos de quantidade de objetos. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, caso queiram acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino. Temos uma pesquisa aplicada que é quali-quantitativa e também bibliográfica. Aparecem poucos mapas e vídeos em relação aos experimentos práticos e animações/simulações. Os experimentos práticos de elementos científicos e de dispositivos tecnológicos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas, e os áudios chamam atenção dos alunos pela sonoridade emitida.

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