Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ESTRESSE EMOCIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT, AUTOFORMAÇÃO Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20999
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2036
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estresse emocional e a Síndrome de Burnout são as problemáticas mais relevantes enfrentadas pelos professores. Sabe-se que o problema da formação docente passa por uma discussão profunda e abrangente que perpassa não apenas pelos aspectos pedagógicos, mas também pelas condições de trabalho, de emprego e pela deterioração salarial entre tantas outras variáveis importantes. A Síndrome de Burnout se caracteriza por: fadiga emocional, física e mental; sentimento de fraqueza, inutilidade, falta de admiração pelo trabalho e pela vida pessoal, baixa autoestima, esgotamento nervoso e despersonalização, devido à relação diária cultivada com pessoas com as quais interagem no ambiente de trabalho. Existe uma avaliação negativa da pessoa em relação a si mesma, o que compromete a desenvoltura na realização do trabalho e a relação com as pessoas. Esta pesquisa se torna relevante por abordar um tema que se relaciona com a vida pessoal e profissional dos professores, de modo que estes reflitam mais sobre a sua profissão, dando destaque à relação consciente entre saúde, educação e autoformação. Além disso, o presente estudo contribuirá para se ter uma visão mais ampla das atitudes e das condições de trabalho dos professores, diante da tríade: saúde / educação / autoformação. O trabalho docente exige constante crescimento e transformação profissional. Com todas as dificuldades que a formação de professores enfrenta, um bom professor, na visão dos alunos, deve ser inteligente e criativo, ter planejamento, ser proativo, didático e paciente. Ao entrar em sala de aula, o professor realiza uma das mais nobres missões: ensinar. E ensinar não é apenas transferir conhecimento, é trocar ideias, mostrar o caminho, despertar o senso crítico, unir a teoria à prática, exercer a transdisciplinaridade, saber se inserir no universo particular de cada aluno e além de tudo, ensinar também é aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTRESSE EMOCIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT, AUTOFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID565_15082016191314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DO NASCIMENTO VILHENA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VILHENA"
    "autor_email" => "vilhenaluciana@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FAMAZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20999
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2036
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estresse emocional e a Síndrome de Burnout são as problemáticas mais relevantes enfrentadas pelos professores. Sabe-se que o problema da formação docente passa por uma discussão profunda e abrangente que perpassa não apenas pelos aspectos pedagógicos, mas também pelas condições de trabalho, de emprego e pela deterioração salarial entre tantas outras variáveis importantes. A Síndrome de Burnout se caracteriza por: fadiga emocional, física e mental; sentimento de fraqueza, inutilidade, falta de admiração pelo trabalho e pela vida pessoal, baixa autoestima, esgotamento nervoso e despersonalização, devido à relação diária cultivada com pessoas com as quais interagem no ambiente de trabalho. Existe uma avaliação negativa da pessoa em relação a si mesma, o que compromete a desenvoltura na realização do trabalho e a relação com as pessoas. Esta pesquisa se torna relevante por abordar um tema que se relaciona com a vida pessoal e profissional dos professores, de modo que estes reflitam mais sobre a sua profissão, dando destaque à relação consciente entre saúde, educação e autoformação. Além disso, o presente estudo contribuirá para se ter uma visão mais ampla das atitudes e das condições de trabalho dos professores, diante da tríade: saúde / educação / autoformação. O trabalho docente exige constante crescimento e transformação profissional. Com todas as dificuldades que a formação de professores enfrenta, um bom professor, na visão dos alunos, deve ser inteligente e criativo, ter planejamento, ser proativo, didático e paciente. Ao entrar em sala de aula, o professor realiza uma das mais nobres missões: ensinar. E ensinar não é apenas transferir conhecimento, é trocar ideias, mostrar o caminho, despertar o senso crítico, unir a teoria à prática, exercer a transdisciplinaridade, saber se inserir no universo particular de cada aluno e além de tudo, ensinar também é aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTRESSE EMOCIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT, AUTOFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID565_15082016191314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DO NASCIMENTO VILHENA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VILHENA"
    "autor_email" => "vilhenaluciana@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FAMAZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O estresse emocional e a Síndrome de Burnout são as problemáticas mais relevantes enfrentadas pelos professores. Sabe-se que o problema da formação docente passa por uma discussão profunda e abrangente que perpassa não apenas pelos aspectos pedagógicos, mas também pelas condições de trabalho, de emprego e pela deterioração salarial entre tantas outras variáveis importantes. A Síndrome de Burnout se caracteriza por: fadiga emocional, física e mental; sentimento de fraqueza, inutilidade, falta de admiração pelo trabalho e pela vida pessoal, baixa autoestima, esgotamento nervoso e despersonalização, devido à relação diária cultivada com pessoas com as quais interagem no ambiente de trabalho. Existe uma avaliação negativa da pessoa em relação a si mesma, o que compromete a desenvoltura na realização do trabalho e a relação com as pessoas. Esta pesquisa se torna relevante por abordar um tema que se relaciona com a vida pessoal e profissional dos professores, de modo que estes reflitam mais sobre a sua profissão, dando destaque à relação consciente entre saúde, educação e autoformação. Além disso, o presente estudo contribuirá para se ter uma visão mais ampla das atitudes e das condições de trabalho dos professores, diante da tríade: saúde / educação / autoformação. O trabalho docente exige constante crescimento e transformação profissional. Com todas as dificuldades que a formação de professores enfrenta, um bom professor, na visão dos alunos, deve ser inteligente e criativo, ter planejamento, ser proativo, didático e paciente. Ao entrar em sala de aula, o professor realiza uma das mais nobres missões: ensinar. E ensinar não é apenas transferir conhecimento, é trocar ideias, mostrar o caminho, despertar o senso crítico, unir a teoria à prática, exercer a transdisciplinaridade, saber se inserir no universo particular de cada aluno e além de tudo, ensinar também é aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.