ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20999 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O estresse emocional e a Síndrome de Burnout são as problemáticas mais relevantes enfrentadas pelos professores. Sabe-se que o problema da formação docente passa por uma discussão profunda e abrangente que perpassa não apenas pelos aspectos pedagógicos, mas também pelas condições de trabalho, de emprego e pela deterioração salarial entre tantas outras variáveis importantes. A Síndrome de Burnout se caracteriza por: fadiga emocional, física e mental; sentimento de fraqueza, inutilidade, falta de admiração pelo trabalho e pela vida pessoal, baixa autoestima, esgotamento nervoso e despersonalização, devido à relação diária cultivada com pessoas com as quais interagem no ambiente de trabalho. Existe uma avaliação negativa da pessoa em relação a si mesma, o que compromete a desenvoltura na realização do trabalho e a relação com as pessoas. Esta pesquisa se torna relevante por abordar um tema que se relaciona com a vida pessoal e profissional dos professores, de modo que estes reflitam mais sobre a sua profissão, dando destaque à relação consciente entre saúde, educação e autoformação. Além disso, o presente estudo contribuirá para se ter uma visão mais ampla das atitudes e das condições de trabalho dos professores, diante da tríade: saúde / educação / autoformação. O trabalho docente exige constante crescimento e transformação profissional. Com todas as dificuldades que a formação de professores enfrenta, um bom professor, na visão dos alunos, deve ser inteligente e criativo, ter planejamento, ser proativo, didático e paciente. Ao entrar em sala de aula, o professor realiza uma das mais nobres missões: ensinar. E ensinar não é apenas transferir conhecimento, é trocar ideias, mostrar o caminho, despertar o senso crítico, unir a teoria à prática, exercer a transdisciplinaridade, saber se inserir no universo particular de cada aluno e além de tudo, ensinar também é aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTRESSE EMOCIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT, AUTOFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID565_15082016191314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO NASCIMENTO VILHENA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VILHENA" "autor_email" => "vilhenaluciana@yahoo.com." "autor_ies" => "FAMAZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20999 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 565 "titulo" => "ESTRESSE EMOCIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT: COMBATENDO ATRAVÉS DA AUTOFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O estresse emocional e a Síndrome de Burnout são as problemáticas mais relevantes enfrentadas pelos professores. Sabe-se que o problema da formação docente passa por uma discussão profunda e abrangente que perpassa não apenas pelos aspectos pedagógicos, mas também pelas condições de trabalho, de emprego e pela deterioração salarial entre tantas outras variáveis importantes. A Síndrome de Burnout se caracteriza por: fadiga emocional, física e mental; sentimento de fraqueza, inutilidade, falta de admiração pelo trabalho e pela vida pessoal, baixa autoestima, esgotamento nervoso e despersonalização, devido à relação diária cultivada com pessoas com as quais interagem no ambiente de trabalho. Existe uma avaliação negativa da pessoa em relação a si mesma, o que compromete a desenvoltura na realização do trabalho e a relação com as pessoas. Esta pesquisa se torna relevante por abordar um tema que se relaciona com a vida pessoal e profissional dos professores, de modo que estes reflitam mais sobre a sua profissão, dando destaque à relação consciente entre saúde, educação e autoformação. Além disso, o presente estudo contribuirá para se ter uma visão mais ampla das atitudes e das condições de trabalho dos professores, diante da tríade: saúde / educação / autoformação. O trabalho docente exige constante crescimento e transformação profissional. Com todas as dificuldades que a formação de professores enfrenta, um bom professor, na visão dos alunos, deve ser inteligente e criativo, ter planejamento, ser proativo, didático e paciente. Ao entrar em sala de aula, o professor realiza uma das mais nobres missões: ensinar. E ensinar não é apenas transferir conhecimento, é trocar ideias, mostrar o caminho, despertar o senso crítico, unir a teoria à prática, exercer a transdisciplinaridade, saber se inserir no universo particular de cada aluno e além de tudo, ensinar também é aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTRESSE EMOCIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT, AUTOFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID565_15082016191314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO NASCIMENTO VILHENA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VILHENA" "autor_email" => "vilhenaluciana@yahoo.com." "autor_ies" => "FAMAZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }