MOURA, Patrícia Maria De. O conto em sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21500>. Acesso em: 25/11/2024 20:49
O presente trabalho se baseia na discussão de elementos constitutivos da linguagem, enfatizando o gênero textual - Conto. Temos por objetivo esclarecer a diferença entre tipo e gênero textual, bem como, identificar o gênero em estudo como um facilitador nas estratégias de ensino. Inicialmente trazemos uma proposta discursiva que aborda a contextualização histórica dos gêneros textuais e especificamente do gênero conto. Na sequência, buscamos identificar as principais características do Conto, percebendo a razão pela qual o mesmo torna-se um grande aliado nas aulas de Língua Portuguesa. Concluímos nossa abordagem com algumas considerações a respeito das contribuições que o gênero traz para a sala de aula, que deve ser um ambiente propício a uma aprendizagem significativa. Temos como fundamentação teórica a contribuição de Luiz Antônio Marcuschi e de autores que discutem o tema com precisão