REFLEXÕES SOBRE O USO DE PROVAS NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22150 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 7528 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DE PROVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Observamos a educação brasileira passando por modificações ao longo do tempo, dentre as mudanças se encontra a relação professor-aluno e como a avaliação é vista nas escolas por quem as regem e pelos professores que estão ativamente em sala de aula. Entretanto, é notório que ainda encontra-se uma grande “confusão” entre métodos avaliativos e avaliação propriamente dita. As divergentes opiniões sobre avaliação e a atribuição da mesma como sendo resultados ou fatos pontais conduz o professor muitas vezes a utilização de métodos avaliativos que trazem a tona à ideia de que avaliação seria o resultado a ser alcançado pelo aluno e que é esperado pelo professor, acarretando em uma grande utilização de provas como método avaliativo nas escolas. O nosso trabalho portanto, têm como objetivo trazer uma reflexão sobre o uso de provas em especifico no ensino médio mostrando uma perspectiva e comparando-a com o que é feito nas escolas exibindo a realidade de três escolas estaduais sendo estas localizadas no município de Cuité, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta, no Estado da Paraíba. Para obter as informações requeridas foi elaborado um questionário. Este foi aplicado com professores da área de humanas, exatas e biológicas. Os dados nos levam a perceber que o conceito de avaliação ainda se confunde muito com exame. Observamos também, que a prova continua sendo um forte instrumento e bastante utilizado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PROVA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7528_19072016202117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANA CAROLINA CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RUANA CAROLINA" "autor_email" => "ruanacarolina08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CUITÉ - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22150 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 7528 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DE PROVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Observamos a educação brasileira passando por modificações ao longo do tempo, dentre as mudanças se encontra a relação professor-aluno e como a avaliação é vista nas escolas por quem as regem e pelos professores que estão ativamente em sala de aula. Entretanto, é notório que ainda encontra-se uma grande “confusão” entre métodos avaliativos e avaliação propriamente dita. As divergentes opiniões sobre avaliação e a atribuição da mesma como sendo resultados ou fatos pontais conduz o professor muitas vezes a utilização de métodos avaliativos que trazem a tona à ideia de que avaliação seria o resultado a ser alcançado pelo aluno e que é esperado pelo professor, acarretando em uma grande utilização de provas como método avaliativo nas escolas. O nosso trabalho portanto, têm como objetivo trazer uma reflexão sobre o uso de provas em especifico no ensino médio mostrando uma perspectiva e comparando-a com o que é feito nas escolas exibindo a realidade de três escolas estaduais sendo estas localizadas no município de Cuité, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta, no Estado da Paraíba. Para obter as informações requeridas foi elaborado um questionário. Este foi aplicado com professores da área de humanas, exatas e biológicas. Os dados nos levam a perceber que o conceito de avaliação ainda se confunde muito com exame. Observamos também, que a prova continua sendo um forte instrumento e bastante utilizado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PROVA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7528_19072016202117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANA CAROLINA CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RUANA CAROLINA" "autor_email" => "ruanacarolina08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CUITÉ - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }