RESUMO: Este artigo tem como finalidade compreender os entendimentos de professores e de alunos da Educação de Jovens e Adultos referentes aos avanços e desafios sobre a avaliação da aprendizagem, sendo desenvolvido na Rede Pública Municipal de Ensino de Bezerros-PE. A pesquisa de caráter qualitativa, utilizou-se da observação participante e de questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. A análise de dados estabelece diálogos com teóricos entre a prática vivida no campo da avaliação na EJA e os estudos no campo da avaliação escolar. Percebemos que torna-se complexo dialogar com o ensino e a aprendizagem quando se trata de avaliação, principalmente com alunos que na sua trajetória de vida trazem à exclusão do processo de escolarização enfrentado na infância e ou na adolescência. Constatamos na pesquisa que os entendimentos e práticas avaliativas da maioria dos docentes corroboram para prática de uma avaliação inclusiva, baseada no diálogo, construída no acolhimento e integração dos educandos num processo contínuo de aprendizagem e que um pequeno percentual dos docentes ainda revelam contradição entre o que pensam sobre a avaliação e o que praticam no cotidiano escolar. Sendo necessário ao professor/professora que a escola apresenta-se como um ambiente de pesquisa, que atenda às precisões de suas práticas, tendo os sistemas de ensino um plano de carreira que preveja as condições para uma formação continuada sistemática, contextualizada e valorizada, entretanto, para que este contexto se concretize, é preciso está relacionado com o desejo dos educadores de querem repensar o conjunto da prática.